Sexta, 29 Mai 2020 01:10

Nossa raiz é a Mata Atlântica

Escrito por

Este texto chega com atraso,nós sabemos,como a maior parte das pessoas também temos sofrido os efeitos desses tempos tumultuosos. Por causa disto, o 27 de maio pode ser útil para nos lembrar por que nosso vínculo com a Mata Atlântica é mais importante do que imaginamos.

Nesse momento de pandemia onde muitos estão fazendo o distanciamento social fechados em casa, alguns por necessidade indo as ruas para trabalhar, mas praticamente todos sem estar no local que mais gostamos. Nas trilhas... montanhas... nas cachoeiras... ou seja... na natureza!

Para matar um pouco da saudade e nos inspirarmos, fizemos uma pequena seleção de vídeos relacionados a Trilhas de Longo Curso (TLCs) no mundo inteiro.

Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a Doença pelo Corona vírus 2019 (COVID-19) como uma pandemia. Isso significa que o vírus está circulando em todos os continentes e há ocorrência de casos pouco sintomáticos, o que dificulta a identificação. Devido a esta gravíssima realidade que atingi também nosso país, a Associação Trilha Transmantiqueira (ATT) e o GT Pedra Grande decidiu pela suspensão temporária do 10º Seminário e Mutirão da Trilha Transmantiqueira que aconteceria nos dias 04 e 05 de abril em Atibaia-SP.

Atualmente há uma grande divergência quando o assunto é isolamento social em função do COVID19. A Associação Trilha Transmantiqueira se posiciona para orientar seu público quanto às implicações e conseqüências de se utilizar as trilhas neste período de pandemia, portanto gostaríamos de pautar alguns esclarecimentos à luz dos fatos científicos comprovados até o momento e deixar claro nossas “pegadas”:

O Dia Internacional das Montanhas celebra-se a 11 de Dezembro, dedicado à conservação e desenvolvimento das montanhas, de forma equilibrada. Foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2003, celebrando-se anualmente desde esse ano.

Proposta para a criação do Monumento Natural da Mantiqueira Paulista que irá incluir áreas dos picos Marins e Itaguare que estão no estado de São Paulo.